O Chá verde é uma bebida produzida com base nas folhas de Camellia sinensis. E ele possui esse nome porque as folhas não passam pelo processo de oxidação.
Muito popular, principalmente entre as pessoas que desejam emagrecer e ficar em forma, este chá é fonte de inúmeros nutrientes como:
- Vitamina C;
- Ácido fólico;
- Vitamina K;
- Potássio;
- Vitamina B1;
- Cafeína;
- Vitamina B2, entre outros.
E por conter todos estes nutrientes em sua composição, o Chá verde proporciona inúmeros benefícios para a nossa saúde, sendo que os 4 principais são:
O Chá verde favorece a perda de peso
Por possui cafeína e bioativos semelhantes, este chá acelera o metabolismo e ajuda no processo digestivo. Aliando esta bebida à prática de atividade física e dieta, é possível trazer ótimos resultados para aqueles que buscam perder peso.
Além disso, é importante ressaltar que o chá verde por si só não eliminará gordura. Por isso, busque um nutricionista e faça exercícios físicos regulamente.
Retarda o envelhecimento celular
Há um grande percentual de antioxidante no Chá verde. Logo, eles atuam diretamente retardando o envelhecimento celular. Dessa forma, consumir este chá ajuda a prevenir o surgimento de rugas, deixando a pele com aspecto de saudável e hidratada.
Promove saúde cardiovascular
O Chá verde possui como propriedade a vitamina K que é um nutriente importante para a saúde cardiovascular, pois ela atua contra a calcificação das artérias. A calcificação quando não tratada pode levar a um infarto e/ou um AVC.
Existem estudos que comprovam a eficácia da vitamina K conta a calcificação arterial. Dessa forma inserir este chá em sua rotina vai contribuir e muito com sua saúde.
Auxilia no processo de cicatrização
Além da vitamina K, o chá verde também possui a vitamina C que é um dos principais nutrientes que auxiliam o processo de cicatrização.
Um estudo realizado pela Fio Cruz observou que a vitamina C utilizada em pacientes em pré-operatório possuem uma recuperação melhor.
Além disso, é importante que as lactantes façam o consumo regular deste chá, pois a vitamina c presente na bebida auxilia o processo de formação do bebê e é por meio do leite materno que a criança ingere essa vitamina.
Como tomar
Atualmente, existem diferentes forma de ingerir o Chá verde. Ele pode ser ingerido líquido em forma de chá ou então em capsulas de suplemento, disponíveis em lojas como a bio high.
O chá deve ser ingerido de 2 a 4 vezes ao dia, entre as refeições. A cápsula, por sua vez deve ser ingerida 2 vezes ao dia, pois ela possui uma concentração maior dessa substância.
Ao prepara o chá verde (bebida) você pode acrescentar folha de limão, gengibre e hibisco que combinados trazem um maior benefícios. Além do mais, essas combinações podem diminuir o gosto amargo do chá.
Contraindicações
Mulheres gravidas devem evitar este chá, pois como ele possui cafeína, o seu consumo aumenta os batimentos cardíacos e pode provocar contrações uterinas podendo ser abortivo dependendo da dose que se ingere. Pessoas com problemas gástricos também devem evitar o chá, porque o mesmo aumenta a secreção gástrica.
Evite ingerir o chá antes de dormi para ter uma qualidade de sono melhor. Assim como café, o chá verde tem efeito de “despertar” e se ingerido em horário noturno pode levar a insônia. O Chá verde é um dos chás mais consumidos na atualidade pelos seus benefícios. Vale ressaltar, que se você apresentar algum sintoma com a ingestão do chá, o ideal é suspender o seu uso imediatamente.
Confira outras curiosidades sobre reciclagem clicando aqui.
Aprenda a fazer arte reciclando, clique aqui.